O livro que estou lendo em outubro chama-se Selva de Pedra- Fortaleza Noiada, de 2013, de autoria de Francisco José Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zezé, presidente da CUFA - Central Única das Favelas. Quem me indicou este livro foi minha amiga, professora Janeslei Albuquerque
O livro é um make-off de um documentário feito pelo Preto Zezé com usuários de crack em Fortaleza, Ceará. Para fazer o documentário, o autor entrevistou usuários e no livro estão transcritos estes depoimentos. O crack hoje é uma praga, que está espalhada por todo o Brasil e ainda avança Como abordar e resolver este problema é uma questão difícil. Como explica o autor: "Este livro não se propõe a ser uma receita de verdades, um cardápio de teorias explicativas do fenômeno dos danos sociais ocasionados pelo crack. Nosso desejo foi socializar a experiência vivida durante as gravações do documentário. O ativismo é nossa vida e, nesse livro, buscamos contribuir para uma discussão a partir de um olhar que vai além do simplismo na resolução desse complexo problema a partir da polarização entre mais polícia ou mais clínicas..."
É forte, direto e triste Não vi ainda o documentário, só uma reportagem no youtube e já é possível sentir o clima e os terrores desta realidade.

No hay comentarios.:
Publicar un comentario