martes, 29 de septiembre de 2015

Viagens Militantes - Escolas Democráticas no México


 




 Em setembro de 2012, tive a oportunidade de visitar o México, com uma delegação do Grupo Marista, onde trabalhava. Visitamos duas escolas: a Escuela de Miravalles, na periferia da cidade do México e o Colégio Secundária de Ixtaltepec, no Estado de Oaxaca. São duas escolas diferenciadas, mantidas pelos Irmãos Maristas, onde os projetos são construídos pela comunidade escolar (professores, estudantes e famílias). Ficamos três dias em cada escola, participando de reuniões com professores e pais, entrando em sala de aula, participando das assembleias e fazendo atividades com os alunos, no recreio e nas salas
     Na Escola de Miravalles funciona o Ensino Fundamental e Educação Especial. A escola fica numa região muito pobre e violenta, da periferia da Cidade do México e atende a comunidade local. Toda semana ocorrem as Assembleias de alunos, professores e famílias (cada segmento em separado, previsto em calendário) e duas assembleias gerais no ano. Tudo é discutido nestas assembleias: horários, problemas de relacionamento entre alunos e com os professores e até questões curriculares.
 Na Educação Especial, tem três salas de aula com alunos especiais e alguns alunos incluidos nas salas regulares. A educação especial chama-se K’intum que tradição maia significa: pessoa que nasce com uma marca do destino para ser médico ou cuidar dos outros. Esta pessoa divide seu destino com o arco-íris, podendo, inclusive, se transformar nele. Cuida da saúde dos habitantes de sua comunidade, podendo até castigar quem não cumpre suas ordens.

     A Escola Preparatória de Ixtaltepec, fica Estado de Oaxaca e atende alunos do Ensino Médio, que moram na escola, e suas famílias são de camponeses muito pobres, que moram em comunidades nas colinas em torno da cidade. Os alunos guardam fortes laços étnicos e são provenientes de grupos indígenas diferentes. Toda a força da cultura local é vivenciada na escola, com várias manifestações artísticas, culturais e linguísticas.
    Os alunos se ocupam de todas as tarefas das escolas por meio das diferentes comissões: limpeza,café da manhã, esportes, refeições, acadêmica, etc.
 Também tem assembleias semanais nas salas de aula, com a participação de professores-tutores em cada sala e assembleias gerais dos alunos uma vez por mês.
     Além das atividades curriculares, os alunos devem fazer trabalhos comunitários. Acompanhei um grupo de alunos e um professor Irmão Marista que estava trabalhando na Casa do Migrante, que acolhe imigrantes de vários países que estão com problemas porque não têm documentos e são perseguidos ou ameaçados pelos políticos locais para não migrarem para os EUA. É uma associação mantida pela Igreja Católica, com apoio e proteção da ONU. Também funciona uma sede dos Médicos Sem Fronteiras.
Outras atividades extracurriculares da escola: jornal e rádio comunitários; associações de economia solidária, circo, teatro, música, literatura, esportes, etc. Fiquei hospedada na fantástica e colorida casa de um casal de professores da escola!

  Chorei pelo menos umas cinco vezes nessas visitas, emocionada com a força da cultura e da organização local. Minha profunda consideração e respeito pelos Irmãos Maristas envolvidos nestes trabalhos! Essa não foi uma viagem convencional ao México. Claro que aproveitei a viagem e fiz um circuito turístico, com direito a visitar a casa da Frida Kahlo, mas esta é outra história!









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