Hoje escutei um publicitário falar uma coisa que me deixou muito pensativa. Ele dizia que não se pode mais pensar na comunicação em termos de "massa", mas devemos pensar em "pessoas". O advento das redes sociais e as possibilidades de participação/criação, faz com que todos se sintam atores, e não meros espectadores ou receptáculos de mensagens.
Essa reflexão me fez pensar se não estamos, na escola, ainda tratando nossos alunos como "massa". Será que não devemos, de uma vez, mudar os métodos para que cada estudante imprima seu ritmo, seus desejos, suas necessidades, suas aptidões? Não poderíamos aproveitar as tecnologias de comunicação e favorecer novas formas de construção de conhecimento, dando mais possibilidade para as "pessoas" escolherem?
Podem me chamar de "liberal" demais, mas não estamos dizendo que a escola precisa se repensar? No fundo, não estamos com medo de dar às pessoas muito poder de decisão sobre seus aprendizados e perder nossa antiga função de "ensinar", "conscientizar", "levar o aluno" à algum lugar?
Vou colocar algumas dúvidas que martelam na minha cabeça:
- A velha maquinaria disciplinadora escolar dos séculos XVIII e XIX (Foucault), ainda é útil? Para quem?
- É muito difícil arrumar novas configurações espaciais (espaços escolares mais livres e usar os espaços da cidade) e novos tempos (aulas de uma hora, uma manhã toda trabalhando uma só matéria, etc)?
- São assim tão boas as aulas de 50 minutos e os alunos parafusados em carteiras?
- Devemos insistir com disciplinas organizadas em “caixinhas” ou passamos para os campos de conhecimento (interdisciplinariedade)?
- Conteúdos fragmentados são melhores do que o trabalho por projetos com significado social?
Na minha opinião, a escola hoje não pode deixar de:
- desconstruir as velhas verdades ocidentais, brancas, masculinas;
- promover a integração de saberes e acabar com as caixinhas;
- respeitar as culturas e não hierarquizar as visões de mundo;
- promover uma maior relação entre a escola e a comunidade;
- democratizar as relações na escola com empoderamento de sujeitos escolares;
- aumentar o tempo em que os sujeitos escolares ficam expostos ao conhecimento e à cultura;
- respeitar ritmos e desejos das pessoas.
Pronto, falei! Esses são apenas alguns dos palpites educacionais que passam na minha cabeça...
Adorei Rosa! Sou leiga, mas dias atrás comentei sobre como podemos ainda estar ensinando nossas crianças super tecnológicas da mesma forma como ensinavam nossos bisavós?
ResponderBorrarCriatividade!!
Adorei Rosa! Sou leiga, mas dias atrás comentei sobre como podemos ainda estar ensinando nossas crianças super tecnológicas da mesma forma como ensinavam nossos bisavós?
ResponderBorrarCriatividade!!
Então, é uma boa briga. Como mudar para um modelo de uma escola mais livre sem cair num individualismo que também não realiza um projeto coletivo? Algumas coisas já podemos fazer...
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